Capacitações

Enfermeiros participam de projeto de sistematização da assistência

14/09/2018

Nesta quarta (12) e quinta-feira (13), os enfermeiros da Santa Casa de Campo Grande participaram de um evento com o tema “Sensibilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)” no auditório “Carroceiro Zé Bonito”. Na ocasião, o advogado do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren/MS), Douglas da Costa Cardoso, abordou com os presentes sobre os processos éticos e jurídicos que envolvem a lei do exercício profissional, e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vilma Ribeiro da Silva, explicou sobre a SAE.

 

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o que organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem. O processo de enfermagem é uma atividade intelectual, que quando realizada torna a assistência de enfermagem sistemática, organizada em etapas, com o objetivo de orientar o cuidado profissional de enfermagem, promovendo a qualidade no cuidado prestado.

 

Após um levantamento realizado em todo o hospital, por meio de um instrumento de auditoria, foi identificado fragilidade em alguns setores para realizar todas as etapas do SAE – coleta de dados da enfermagem, diagnóstico da enfermagem, planejamento da enfermagem, implementação e avaliação da enfermagem. Dentro deste contexto, a gerente de enfermagem, Luciana Gimenez, observou a necessidade de um movimento de sensibilização para empoderamento dos enfermeiros frente ao processo do cuidar e posteriormente o auxílio no processo do SAE nos setores.

 

O objetivo do encontro é ampliar a aplicabilidade da SAE, e os seus processos, considerando o perfil dos clientes por setores, avaliando as necessidades de forma individualizada, além de desenvolver grupos de estudos, com a finalidade de apresentação de casos clínicos, visando aprendizagem em forma de metodologia ativa, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivos, contribuindo para o desenvolvimento profissional.

Galeria de fotos