Enfermagem é capacitada em cuidados de higiene oral nos pacientes da UTI

12/03/2019

As equipes de enfermagem das UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Campo Grande participaram de uma capacitação sobre os cuidados da higiene oral nos pacientes internados na UTI. O treinamento foi ministrado pela cirurgiã dentista da UTI geral e pediátrica do hospital, Dra. Regina Raffaele.

O treinamento foi dividido em parte teórica e prática. A presença diária de um cirurgião-dentista da equipe de odontologia hospitalar na UTI, tem como objetivo realizar busca ativa com relação à presença de infecções bucais e orientar a enfermagem com relação à correta higiene oral.

Dentre as atribuições da equipe de enfermagem dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva está a realização da higiene bucal. Esta, além de ser um cuidado que proporciona manutenção da higiene e do conforto, tem sido abordada, na literatura científica, como uma prática de controle de infecção e uma medida que visa a segurança do paciente. “A responsabilidade do enfermeiro e da equipe de saúde é contribuir de forma efetiva para a prevenção da infecção. Nesse contexto, o cuidado bucal é um procedimento da enfermagem que auxilia na redução da pneumonia associada à ventilação mecânica", explicou Dra. Regina Raffaele.