Coração, rins e córneas são extraídos durante 37° captação do ano

26/11/2018

Nesta segunda-feira (26), aconteceu a 37ª captação de órgãos do ano realizada pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande. Na oportunidade foram extraídos coração, rins e córneas de um paciente de 26 anos que teve um traumatismo cranioencafálico grave e evoluiu para morte encefálica. De janeiro a novembro já somaram sete captações de coração, 22 fígados, 55 rins, quatro pâncreas e um pulmão. Em relação as córneas de janeiro a outubro já foram ofertadas 220 tecidos para transplante.

O coração do paciente foi levado para Brasília e para fazer o transporte em tempo hábil para transplantar foi preciso o apoio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) e de batedores do Corpo de Bombeiros. Já um dos rins foi transportado para São Paulo e o outro permaneceu na Santa Casa para ser transplantado ainda hoje em um homem de 54 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.

O processo de doação de órgãos acontece a partir da confirmação de morte encefálica em vítimas de TCE constatada por meio de exames protocolares. A equipe da OPO faz o acolhimento dos familiares e posteriormente a abordagem sobre a possibilidade da doação. Sendo de interesse dos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores. Não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes, e esta, é feita pela CET (Central Estadual de Transplante).