Cinco órgãos são doados durante 21° captação na Santa Casa

05/07/2018

No fim da tarde desta quarta-feira (4), a OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou a 21ª captação de órgãos do ano. O jovem de 22 anos doou, nesta ocasião, fígado, pâncreas, rins, coração e córneas. O paciente evoluiu para morte encefálica após sofrer um AVC hemorrágico ocasionado por um acidente de trânsito no interior da Capital.

Até o momento, já foram captados no hospital 38 rins, 16 fígados, quatro corações e quatro pâncreas. O fígado, pâncreas e rins do paciente foram encaminhados para São Paulo por meio de voos comerciais. O coração precisou do apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e batedores para o transporte há tempo de ser transplantado no receptor que aguardava por anos o órgão. As córneas permaneceram no Banco de Olhos do hospital para análise e possibilidade de transplante.

A OPO realiza o acompanhamento de todos os pacientes que são potenciais doadores e após a confirmação da morte encefálica realizada por meio de exames protocolares a equipe estabelece o contato com familiares e o acolhimento dos mesmos para realizar a consulta sobre o consentimento pela doação. Sendo de interesse dos familiares a doação dos órgãos, o passo seguinte é a busca de possíveis receptores nas listas estadual e nacional com apoio da Central Estadual de Transplante (CET). Não existindo condições de transplante no Estado a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes.