Cotidiano

Acadêmicos de medicina visitam setor de queimados da Santa Casa

13/03/2018

Acadêmicos do 4º semestre de medicina da Uniderp (Universidade para Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) visitaram o setor de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de Campo Grande na manhã desta segunda-feira (12) e terça-feira (13), sob orientação da vereadora enfermeira, Cida Amaral, que possui ampla experiência no local. A mesma explicou como a ala funciona e a realidade que os futuros médicos irão enfrentar.

 

“Trabalhei aqui por 28 anos. Este local foi e é um grande aprendizado. Me orgulho de ter contribuído para o setor, que é considerado referência nacional. Isso também se dá pelas parcerias de empresários e de familiares que viram de perto o funcionamento deste setor”, relatou Cida.

 

Na oportunidade, os acadêmicos puderam vivenciar o que os pacientes internados enfrentam dia-a-dia com o tratamento das queimaduras. “Vir à Santa Casa é uma quebra de paradigma, pois o aluno acaba conhecendo a realidade nua e crua, e assim se aproxima da humanização”, relatou o acadêmico, Wilgner José de Souza Santos.

 

Cida falou da importância deste encontro com a realidade que os futuros médicos puderam vivenciar nos dois dias de encontro. “Estou na vereança, mas o que eu puder fazer para passar minha experiência ao próximo, principalmente a estes jovens que serão médicos e terão que lidar com estas situações cotidianamente, vou fazer. Aqui tudo é diferente. Pois, nenhum livro pode proporcionar este trabalho de humanização que começou a ser implantando pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2006”, frisou a vereadora.

Galeria de fotos