150 mudas de ipês completam beleza do entorno da Santa Casa

06/08/2018

Para completar o paisagismo do entorno da Santa Casa de Campo Grande foram plantados 150 mudas de ipês. Esta é mais uma ação do presidente do hospital, Dr. Esacheu Nascimento, juntamente com toda diretoria da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, para deixar a aparência da instituição mais receptiva, admirada e humanizada para os pacientes e acompanhantes que adentram ao local.

À medida que vai crescendo e se ramificando, o ipê adquire porte médio e elegância, com uma copa piramidal e cheia, fornecendo sombra fresca nos meses quentes. Por não ter raízes agressivas e não atingir grandes dimensões, é excelente para embelezar calçadas. A árvore floresce, principalmente, nos meses de julho a setembro.

O entorno do hospital estava degradado, com calçadas rachadas que dificultavam a passagem de pessoas por ali, principalmente idosos, e sem nenhuma acessibilidade aos portadores de alguma deficiência física ou visual. A restauração começou com a retirada das antigas árvores que possuíam raízes grandes e altas e que danificavam toda a estrutura das calçadas. No lugar das velhas árvores estão sendo plantados os ipês e palmeiras completam o paisagismo e a beleza do entorno do hospital. Com a obra do novo calçamento, foi restabelecida a qualidade com uma superfície plana e rampas de acesso, correção de desníveis e piso tátil.

“Nossa intenção é restaurar a aparência do entorno da Santa Casa e tirar aquele aspecto triste que um hospital transmitia. O paisagismo começou pelo nosso jardim interno e depois passamos para a área externa. Ambientes degradados não fazem bem às pessoas e hoje vemos vários pacientes, familiares e acompanhantes, tirando fotos das flores e até mesmo de algum parente perto delas”, afirmou Dr. Esacheu Nascimento.