14° captação de órgãos é feita na Santa Casa

14/05/2018

Neste último sábado (12), a OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou a 14ª captação de órgãos do ano. Desta vez, o doador de 23 anos que evoluiu para morte encefálica, doou os rins, fígado e córneas. Até o momento, já foram captados 22 rins, sete fígados e um coração no hospital.

O fígado e um dos rins do paciente foram encaminhados para São Paulo. As córneas do doador ficaram no Banco de Olhos do hospital para análise e o outro rim permaneceu na Santa Casa para transplante que ocorreu no mesmo dia em um paciente que passava por tratamento de hemodiálise em Campo Grande. Com este, o hospital somou sete transplantes neste ano.

Para que a operação ocorresse com sucesso, a equipe do fígado, que também levou um dos rins, recebeu o apoio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que transportaram os órgãos até a cidade de destino. O médico responsável pela captação dos rins foi o urologista, Dr. Thiago Frainer, que também realizou o transplante com o auxílio do médico urologista, Dr. Adriano Lyrio.